top of page

Dieta cetogĂȘnica Ă© a que queima mais gordura

  • Foto do escritor: Dra. MaithĂȘ
    Dra. MaithĂȘ
  • 26 de out. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 17 de jul.

É o que se concluiu no Ășltimo Congresso Europeu de Obesidade.


O corpo passa a utilizar a gordura jĂĄ estocada no organismo como a principal fonte de energia
O corpo passa a utilizar a gordura jĂĄ estocada no organismo como a principal fonte de energia

Estudos cientĂ­ficos recentes apontaram a grande eficiĂȘncia da dieta cetogĂȘnica para a tĂŁo desejada perda de peso.

No Ășltimo Congresso Europeu de Obesidade, realizado em setembro, foi evidenciado que esta dieta Ă© a que mais queima gordura, entre todas jĂĄ estudadas.

Uma das principais caracterĂ­sticas da dieta cetogĂȘnica Ă© o fato de que permite o consumo de apenas 40 gramas de carboidrato por dia, o que equivale a dois pequenos pĂŁes do tipo francĂȘs.

Esta restrição faz com que o corpo produza corpos cetÎnicos, que são moléculas åvidas por gordura. Desta forma, o corpo passa a utilizar a gordura jå estocada no organismo como a principal fonte de energia, processo denominado como flexibilidade metabólica.

Contudo, quando os corpos cetĂŽnicos começam a ser produzidos, ocorre uma diminuição de potĂĄssio, sĂłdio e magnĂ©sio no organismo. Em função disso, a dieta cetogĂȘnica precisa ser indicada e acompanhada por um profissional de saĂșde e, alĂ©m disso, Ă© recomendada somente para curtos perĂ­odos.

A orientação profissional irå focar de modo especial justamente a reposição dos minerais que são perdidos durante a dieta. Pelo lado do paciente, a dieta proposta deve ser seguida à risca, pois o consumo de apenas uma fruta ou uma bala, por exemplo, reduz imediatamente os corpos cetÎnicos, prejudicando a dieta.

A dieta cetogĂȘnica proĂ­be totalmente os açĂșcares e os carboidratos simples como farinĂĄceos, batata, arroz branco e massas.

O regime alimentar inclui de 4% a 10% de carboidrato e 60% ou mais de gordura, (de preferencia gordura boa). O restante Ă© preenchido com proteĂ­na, a fim de manter a massa magra, acelerar o metabolismo e estabilizar o peso.

A preferĂȘncia Ă© por ovos, peixes, frango e cogumelos. SĂŁo permitidos, sem restriçÔes, folhas verdes, temperos, pepino, tomate e palmito.

Outros legumes podem ser consumidos, mas devem ser balanceados para nĂŁo ultrapassar o limite diĂĄrio de carboidratos, jĂĄ que cada um deles tem o seu respectivo Ă­ndice glicĂȘmico.

A dieta cetogĂȘnica normalmente Ă© indicada para reduzir quadros de obesidade e esteatose hepĂĄtica.

É tambĂ©m usada para prĂ©-operatĂłrio de cirurgia bariĂĄtrica e ainda para atletas de alta performance - a fim de que possam utilizar a gordura como fonte de energia.


ree










Mitos verdades

1. Dieta cetogĂȘnica aumenta o metabolismo


ree

Verdade. Ela Ă© indicada para quem tem resistĂȘncia insulĂ­nica, para mulheres com sĂ­ndrome do ovĂĄrio policĂ­stico e pacientes com diabetes tipo 2. Nesses casos, a gordura Ă© queimada e a insulina reduzida, acelerando o metabolismo.

2. É proibido fazer exercĂ­cios fĂ­sicos durante a dieta cetogĂȘnica.


ree

Mito. Normalmente, os exercĂ­cios sĂŁo reduzidos ou mesmo evitados apenas nos primeiros trĂȘs dias da dieta, quando pode ocorrer o chamado “resfriado cetogĂȘnico”, em que o paciente sofre uma espĂ©cie de vertigem. PorĂ©m, depois que os corpos cetĂŽnicos sĂŁo produzidos, a pessoa fica com mais disposição e energia, alĂ©m de menos fome. Nesta fase, sĂŁo indicados exercĂ­cios de musculação para manter a massa magra. Atividades aerĂłbicas tambĂ©m podem ser praticadas, mas com o devido cuidado.

3. O consumo de gorduras Ă© liberado durante a dieta.


ree

Verdade. Mas é preciso escolher o tipo de gordura. As melhores opçÔes são frango, peixes e oleaginosas. No conceito atual, não estão liberados bacon, carnes muito gordurosas e embutidos.

4. Dieta cetogĂȘnica pode causar danos aos rins.


ree

Mito. Isso de fato podia acontecer na Ă©poca do surgimento da dieta cetogĂȘnica e, mesmo assim, em pacientes que jĂĄ tinham alguma nefropatia. Isso, porĂ©m, nĂŁo mais ocorre, pois os conceitos da moderna dieta cetogĂȘnica tambĂ©m preconizam hidratação com reposição de sĂłdio, potĂĄssio e magnĂ©sio. Portanto, hoje Ă© possĂ­vel assegurar a saĂșde dos rins durante a dieta.

Perguntas do pĂșblico

1 – Em quanto tempo a dieta cetogĂȘnica gera resultados?

Depende de cada paciente. Em geral, depois de 3 a 5 dias a pessoa entra em cetose e começa a perder peso rapidamente, em torno de 300 a 500 gramas por dia. Em 15 dias, o paciente pode ter de 3% a 10% do seu peso reduzido .

2 – A pessoa não volta a engordar após a dieta?

Não. Após atingir o peso desejado, o paciente é orientado a fazer um escalonamento para a reintrodução do carboidrato, que é em torno de 50 gramas a cada 15 dias. Com isso, é possível impedir que os corpos cetÎnicos caiam de forma acentuada e permitir que a alimentação seja retomada sem que a pessoa volte a engordar. Para não haver reganho de peso, o ideal é manter uma dieta low carb, com 200 gramas de carboidratos por dia, no måximo.







Prefiro discar:

Whatsapp Dra. MaithĂȘ: (11) 94542-8600

Clínica Médica de Endocrinologia e Nutrição Dra. Maithê P. Tomarchio

Rua Maestro Cardim, 407, Conjunto 608 - Bela Vista - São Paulo- SP

Diretora e responsável técnica: 
Dra. Maithe Pimentel Tomarchio CRM-SP  112418

Tels.: (11) 3283-1333 / (11) 2495-6172
Whatsapp (11) 94542-8600 

O conteúdo deste site visa esclarecer e educar.

Nenhuma informação aqui exposta substitui a consulta médica.

Desenvolvido por:  DIZ

Daco_4294334.png
1161953_instagram_icon.png
bottom of page