top of page
  • Foto do escritorDra. Maithê

Dieta cetogênica reduz até 10% do peso em poucos dias

Atualizado: 31 de mar.


metabolismo das mulheres após os 50 anos
A dieta pode proporcionar a perda de 300 gramas a meio quilo por dia, dependendo do peso da pessoa

Por todo o mundo, a mídia tem destacado os benefícios da dieta cetogênica, que acelera o metabolismo e proporciona uma rápida redução de peso.

Ela tem sido especialmente indicada para obesos e candidatos à cirurgia bariátrica, além de pacientes com esteatose hepática e diabetes tipo 2. Ao mesmo tempo, vem obtendo muitos adeptos nas mais variadas faixas de sobrepeso.

Bastante restritiva, a dieta cetogênica admite um consumo de 1 mil a 1,4 mil calorias ao dia apenas, considerando essa divisão de macronutrientes:

- Baixíssima quantidade de carboidratos – 4 a 10% das calorias.

- Alto consumo de gorduras – 60% ou mais.

- Quantidades adequadas de proteínas – 30%

Em particular, a baixa quantidade de carboidratos estimula a produção de corpos cetônicos, que são moléculas ávidas por gordura. Desta forma, o paciente passa a utilizar a gordura de seu próprio corpo como fonte de energia.

Já o emprego da proteína tem o objetivo de manter a massa magra, acelerar o metabolismo, promover maior saciedade e estabilizar o peso.

A dieta pode proporcionar a perda de 300 gramas a meio quilo por dia, dependendo do peso da pessoa. Ao final de 15 dias, é possível perder até 10% do peso corporal.

Assim, quem busca um modo rápido de perder peso, pode encontrar a solução na dieta cetogênica. Mas sua adoção precisa ser acompanhada por médico e nutricionista, sobretudo porque a restrição alimentar pode provocar deficiência de nutrientes e eletrólitos tais como sódio , potássio e magnésio - que, por isso, precisam ser suplementados de acordo com o perfil do paciente.

Variação ainda mais restritiva

Nos últimos anos tem crescido o número de adeptos a uma variação da Dieta Cetogênica, denominada VLCD, que são as iniciais em inglês da expressão “Dieta com Muito Baixas Calorias, em que a restrição de carboidratos é ainda maior, caindo de 50 gramas para 30 gramas por dia. Nesta dieta, o cardápio deve totalizar menos de 800 calorias por dia.

A VLCD usa fórmulas comerciais, geralmente shakes líquidos, sopas, ou barras, que podem ser consumidas no lugar das refeições regulares. Estes alimentos prontos contêm proteínas de alto valor biológico e uma pequena quantidade de carboidratos, juntamente com uma suplementação de vitaminas e sais minerais.












Mitos e verdades

1- Para fazer a dieta cetogênica, é necessário um período de adaptação..

Verdade – Pois o corpo é afetado pela falta de carboidratos e, assim, terá de buscar outra fonte de energia, que é a gordura corporal. Por isso, nos primeiros 4 dias, pode haver sintomas de cansaço, mal-estar e tontura. Contudo, depois que o corpo entra em cetose, ocorre um aumento de energia e da taxa de metabolismo basal. A partir daí, a pessoa passa a queimar calorias mais rapidamente e fica com mais disposição física e cerebral.


2- Quem quer ganhar massa magra não pode fazer a dieta cetogênica.

Mito – A proteína adotada na dieta cetogênica estimula a formação de massa magra.


3- O consumo de gorduras é liberado na dieta cetogênica

Verdade – A gordura é uma importante fonte de energia nesta dieta. Ela está presente em 60% a 90% dos alimentos consumidos. Mas é necessário optar pelas gorduras do bem, tais como coco, avocado, peixes, frangos, frutos do mar, cogumelos, azeite de oliva e castanhas.






Perguntas do publico

1 – Tenho colesterol alto. Posso fazer esta dieta?

Sim, pois a dieta cetogênica, com base no consumo de gorduras do bem, pode reduzir o colesterol. Contudo, é preciso investigar se a sua alta taxa de colesterol tem origem genética. Nesse caso, pode ser necessário o uso de medicamentos. 70% do nosso colesterol tem origem genética.

2 – É possível ter resultados rápidos com a dieta cetogênica?

Sim. Praticamente todos os pacientes respondem à dieta cetogênica.

3 – Estou com pedra na vesícula. Posso fazer esta dieta?

Não. Pacientes com esse tipo de quadro devem evitar o consumo de gordura, enquanto aguardam a cirurgia para a remoção do cálculo da vesícula.






Prefiro discar:

Whatsapp Dra. Maithê: (11) 94542-8600


11.904 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page