top of page

Obesidade

Obesidade
Obesidade

O que é

A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo.

 

Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro mais comumente utilizado é o  índice de massa corporal (IMC). 


O IMC é calculado dividindo-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado.

 

É o padrão utilizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que identifica o peso normal quando o resultado do cálculo do IMC está entre 18,5 e 24,9. Para ser considerado obeso, o IMC deve estar acima de 30.

Mas tome muito cuidado, pois existem os falsos magros! Hoje em dia, a prioridade não é somente o cálculo do IMC, e sim a avaliação da porcentagem de gordura (massa gorda) e da musculatura (massa magra) através da Bioimpedância que encontra-se disponível em nossa clínica.

Causas

São muitas as causas da obesidade. O excesso de peso pode estar ligado ao patrimônio genético da pessoa, a maus hábitos alimentares e a disfunções endócrinas.

Previna-se

A obesidade é fator de risco para uma série de doenças: hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, esteatose hepática , acidente vascular cerebral e outras.

Hoje, a obesidade é considerada uma epidemia no Brasil. No ano de 2006, 42,7% da população do País estava acima do peso. Em 2011, esse número passou para 48,5%. E em 2016, avançou para 58%, ultrapassando a metade dos brasileiros.

Quando consultar o médico

 

Se você está acima do peso, procure seu médico para obter o diagnóstico e iniciar o tratamento.

Dicas

 

Procure descobrir o melhor método não só para emagrecer mas também para manter o seu peso ideal - o que parece ser o mais difícil. Hoje em dia o tratamento da obesidade pode ser feito com base em novas técnicas de dietas e medicações.

bottom of page