top of page
  • Foto do escritorDra. Maithê

Metabolismo das mulheres cai 32% após os 50 anos

Atualizado: 1 de abr.


metabolismo das mulheres após os 50 anos
Apesar do quadro adverso, é possível perder peso e reverter o ganho de gordura visceral

Absolutamente ninguém escapa do processo de envelhecimento ao longo da vida. Em geral, depois dos 30 anos de idade aparecem os primeiros cabelos brancos, a pele começa a se tornar mais flácida e as células passam a não trabalhar tão bem quanto antes.

Mas quando exatamente começam a aparecer os primeiros quilos a mais em função da idade mais avançada?

Igualmente após os 30 anos de idade, quando o metabolismo também começa a diminuir. A partir daí, a tendência é que o indivíduo acrescente ao seu peso corporal cerca de dois quilos de gordura a cada 5 anos.

Nas mulheres, em especial, o ritmo de ganho de peso tende a acelerar ainda mais após os 50 anos de idade por conta da chegada da menopausa, quando o metabolismo chega a diminuir 32%.

Após a menopausa

Depois da menopausa, na medida em que a mulher avança em idade, os ovários vão deixando de funcionar e, consequentemente, há uma queda dos níveis de estrógeno.

Como consequência, a gordura visceral tende a aumentar, elevando o risco de várias doenças, como o diabetes tipo 2, infarto, derrame cerebral e até câncer.

Entretanto, ainda que essa etapa da vida seja bastante adversa, as mulheres podem perder peso e reverter o ganho de gordura visceral se adotarem procedimentos como:

Reposição hormonal (para quem não tem contraindicações);

  • Exercícios físicos frequentes;

  • Musculação para aumentar a massa magra;

  • Aumento da ingestão de proteínas;

  • Redução do consumo de carboidratos, sobretudo à noite;

  • Aceleradores de metabolismo;

  • Antioxidantes.












Mitos e verdades

1- Gordura visceral está relacionada com risco de infarto.

Verdade – O acréscimo de cada centímetro de gordura na área da cintura aumenta em 2% o risco de infarto.


2- O ganho de peso na menopausa é um efeito colateral da terapia de reposição hormonal.

Mito – A terapia de reposição hormonal traz muitos benefícios para as mulheres. Melhora os fogachos, a memória, a disposição, o sono, a pele e o cabelo. Também já está comprovado que reduz o risco de osteoporose.


Entre as contraindicações estão a trombose, histórico de câncer de mama, sangramento ativo uterino sem causa definida, problemas no fígado, obesidade mórbida, tabagismo e trombofilia.


3- Existe relação entre menopausa e osteoporose.

Verdade – Aproximadamente 40% das mulheres desenvolvem osteoporose 10 anos após a menopausa. Se não tratada, a doença pode provocar fraturas, uma vez que os ossos ficam mais frágeis.






Perguntas do publico

1 – Existe relação entre obesidade e queda de cabelos após a menopausa?

É possível, em função de um eventual quadro de resistência insulínica. De qualquer maneira, os cabelos se tornam mais frágeis após a menopausa por conta da diminuição do colágeno, entre outros fatores.

2 – Eu posso ganhar peso por conta de remédios para ansiedade e depressão?

Sim, pois alguns desses remédios alteram o metabolismo e aumentam o apetite. Mas existem classes de remédios para a mesma terapia que emagrecem ou são neutros.







Prefiro discar:

Whatsapp Dra. Maithê: (11) 94542-8600


482 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page