top of page
  • Foto do escritorDra. Maithê

Efeito sanfona pode ser evitado

Atualizado: 1 de abr.

Efeito samfona
Após uma dieta restritiva, o cérebro tende a atuar para recuperar o peso anterior

Estudos apontam que 80% das pessoas que perderam mais do que 10% do peso voltam a engordar. Isso é comumente denominado como efeito sanfona (engorda e emagrece).


Considera-se efeito sanfona quando a pessoa recupera pelo menos 10 % do seu peso após a dieta. O problema pode ser evitado com o tratamento de manutenção do peso, que envolve reeducação alimentar, exercícios físicos e, se necessário, uso de medicamentos.


Entre as principais causas deste tipo de quadro está o próprio funcionamento do cérebro, pois é ele quem controla o peso. Isso porque, após uma dieta restritiva, o cérebro tende a atuar para recuperar o peso anterior. 


Também existe a memória metabólica da célula, que traduz a lembrança do corpo em relação à forma física anterior à perda de peso. Nesse caso, o organismo como um todo tende a trabalhar para retornar ao antigo peso, estimulando a pessoa a voltar a consumir alimentos nas quantidades anteriores ao processo de emagrecimento.


Para combater o efeito sanfona, existem estratégias eficazes como:


  • Procurar um atendimento multidisciplinar com médico, nutricionista e psicólogo;

  • Reorganizar os hábitos alimentares e as atividades físicas;

  • Gerenciar o estresse e cuidar da qualidade do sono.


Com o acompanhamento médico, os erros alimentares serão detectados e poderão ser corrigidos com medidas específicas para cada caso.












Mitos e verdades



1. O efeito sanfona ocorre mais em mulheres.


Verdade. A mulher  tem mais gordura e menos massa magra do que os homens. O metabolismo chega a ser quase 30% menor do que o dos homens e, após a menopausa, tende a cair mais 30%.



2. Quem não faz manutenção do peso perdido, acaba engordando novamente.


Verdade. Se deixar por conta da natureza, o corpo voltará a engordar. Isso porque, após o emagrecimento, as células demoram cerca de 1 ano para se adaptarem ao novo metabolismo. Por isso, é necessário utilizar estratégias para não voltar a engordar.



3. Quem emagrece sempre volta a engordar..


Mito. Nem sempre isso ocorre. Para evitar o reganho de peso, a pessoa precisa voltar a comer em quantidades menores para acelerar o metabolismo e fazer exercícios para aumentar a massa magra,



4. Exercícios físicos são essenciais para evitar o efeito sanfona.


Verdade. Com as atividades físicas, o corpo trabalha mais, gastando energia.  Neste caso, é preciso aliar o exercício aeróbico com a musculação.








Principais dúvidas



1 - Tem como acelerar o metabolismo?


Sim, alguns medicamentos podem ajudar o corpo a ganhar mais massa magra..

 

2 -Existe remédio que evita efeito sanfona?


Sim. São medicamentos que aceleram o metabolismo, reduzem a resistência insulínica e dão saciedade. Algumas pessoas com dificuldades hormonais e metabólicas podem ter que tomar estes remédios com regularidade, da mesma forma que aquelas que têm diabetes e hipertensão. 


3 - Mastigar bem também ajuda no emagrecimento


Sim. É preciso mastigar 9 vezes o alimento  antes de engolir. Também é preciso comer com calma, saborear o alimento e estar presente no momento da refeição.


4 - Fiz bariátrica há 11 anos e emagreci 45 kg. Mas tenho me sentido gorda. Desisto?


Parabéns, perder 45 kg não é fácil. Mas você pode estar sofrendo da síndrome do corpo disforme, que afeta a percepção que a pessoa tem da imagem corporal. É preciso um trabalho multidisciplinar para apoiá-la neste processo.







Prefiro discar:

Whatsapp Dra. Maithê: (11) 94542-8600



120 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page