top of page
  • Foto do escritorDra. Maithê

Cansaço excessivo pode ter várias causas e precisa ser investigado

Atualizado: 1 de abr.

Neste quadro, a pessoa não consegue trabalhar e sequer tem ânimo para atividades de lazer.

Tireoide
Nos últimos anos se tornou mais frequente uma modalidade de cansaço mais severa

O cansaço se tornou uma queixa constante das pessoas em praticamente todo o mundo e principalmente nas grandes cidades, onde o ritmo de vida tem se tornado cada vez mais acelerado.


Em geral, este tipo de quadro se explica em função do estresse, alimentação deficiente e sedentarismo. Assim, uma vez que essas causas são tratadas, o problema tende a passar com relativa facilidade.


Entretanto, nos últimos anos se tornou mais frequente uma outra modalidade de cansaço, que é mais severa e chega a impedir a realização de atividades simples, no dia a dia.


Esse tipo de condição está sendo chamada de “cansaço excessivo”, em que a pessoa se sente esgotada, não consegue trabalhar e sequer tem ânimo para atividades de lazer ou mesmo brincar com os filhos.


Quando o paciente atinge este nível de esgotamento é necessário realizar uma investigação mais profunda para identificar um ou mais motivos entre vários que podem ser considerados:


  • Deficiência de vitaminas e minerais,

  • Estresse,

  • Depressão,

  • Diabetes,

  • Alterações na tireoide,

  • Infecções

  • Doenças cardiovasculares

  • Etc.


A boa notícia é que, assim que uma ou mais causas são detectadas, é possível aplicar um tratamento médico eficaz para devolver o ânimo e a vitalidade ao paciente, além de impedir o avanço de problemas mais graves.











Mitos e verdades


1 - Mulheres na menopausa podem se sentir mais cansadas

Verdade – Nesta fase da vida, a falta da testosterona, em particular, pode reduzir a libido e a disposição da mulher para as atividades rotineiras.



2- Carência de vitaminas pode reduzir a disposição.

Verdade – O cansaço pode também ser provocado pela falta das vitaminas D e B 12, além de minerais como o ferro.



3- Atividade física deixa a pessoa cansada

Mito – Os exercícios podem causar cansaço pontual, mas nunca fadiga crônica, pois a atividade física aumenta a quantidade de hormônios importantes para a boa disposição.



4 - Depressão pode gerar muito cansaço

Verdade – O cansaço é um dos sintomas da depressão, assim como indisposição, anedonia, queda de cabelo, dor de cabeça, dor de estômago, ideias negativas e outros.



5 - Privação do sono faz o cansaço aumentar

Verdade – A privação do sono pode gerar não apenas cansaço, mas várias outras consequências negativas para a saúde.







Perguntas do público


1 – Tenho sentido muito cansaço, mas meus exames estão normais. O que pode ser?


É preciso averiguar se você fez mesmo todos os exames necessários a fim de também investigar possíveis anomalias associadas com o sistema cardiovascular, aparelho respiratório, dosagem de vitaminas e equilíbrio hormonal, entre outras possibilidades.


2 – Tenho tido muita queda de cabelo e, recentemente, recebi o diagnóstico de Síndrome do Ovário Policístico. Uma coisa tem a ver com a outra?


Sim, pois a Síndrome do Ovário Policístico está associada com queda de cabelo, em função do excesso de testosterona e da resistência insulínica.


3 – Existe tratamento hormonal para cansaço excessivo?


Sim, se a causa for mesmo hormonal.


4 –A falta de vitamina produz sintomas?


Sim, mas são inespecíficos, considerando muitas possibilidades entre câimbras, parestesia, formigamento, cansaço, queda de cabelo, aumento de enzimas hepáticas e outras.






Prefiro discar:

Whatsapp Dra. Maithê: (11) 94542-8600


296 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page