top of page
  • Foto do escritorDra. Maithê

Tratamento da tireoide evita vários problemas de saúde

Atualizado: 1 de abr.


Tireoide
Os hormônios da tireoide regulam vários órgãos importantes tais como coração, cérebro, fígado e rins

A tireoide é uma glândula no formato de uma borboleta que se encontra na região frontal do pescoço. Ela produz hormônios que regulam o metabolismo e controlam a função de vários órgãos do corpo como coração, cérebro, fígado e rins. Estes hormônios são chamados de T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina).


Às vezes a tireoide não funciona direito por conta de eventos como hipotireoidismo e hipertireoidismo – deficiência e excesso de hormônios, pela ordem.


O não tratamento do hipotireoidismo pode ocasionar vários problemas de saúde como cansaço excessivo, depressão, intestino preso, menstruação irregular, falhas de memória, dores musculares, pele seca, queda de cabelo, ganho de peso, aumento de colesterol no sangue e outros sintomas


Por outro lado, o hipertireoidismo não tratado pode gerar consequências igualmente graves como taquicardia, insuficiência cardíaca, osteoporose e outros sintomas.


Para diagnosticar ambas as doenças, é necessário que as pessoas façam periodicamente exames de sangue para verificar a dosagem dos hormônios tireoidianos T3 e T4, além do hormônio TSH, que é produzido no cérebro e regula a tireoide.


Tanto no hipotireoidismo quanto no hipertireoidismo o tratamento é feito com medicações de controle indicadas pelo endocrinologista que também faz o acompanhamento através de exames de sangue.












Mitos e verdades


1- O hipertireoidismo sempre emagrece e o hipotireoidismo sempre engorda.

Mito – Nem sempre isso ocorre, pois em determinados casos o organismo consegue regular o peso.


2- Quem tem distúrbios na tireoide pode ter muita queda de cabelo.

Verdade – A queda de cabelo aparece tanto no hipotireoidismo quanto no hipertireoidismo, No hipertireoidismo o metabolismo fica tão acelerado que o fio de cabelo cresce rápido e cai. No hipotireoidismo, o cabelo cresce muito devagar a ponto de parecer que não está crescendo. Nesse último caso, o cabelo também pode ficar mais oleoso e, por isso, mais suscetível à queda.


3- A tireoide pode desregular o ciclo menstrual e comprometer a fertilidade.

Verdade – A tireoide regula praticamente tudo no organismo, incluindo o ciclo menstrual. No hipotireoidismo, a mulher pode menstruar a cada 3 meses. No hipertireoidismo, ao contrário, a menstruação pode ficar mais intensa. Ambas as doenças podem ainda afetar o processo de gestação.








Perguntas do público


1 – Tenho tireoidite de Hashimoto e hipotireoidismo. Posso ter alguma dificuldade para engravidar mesmo estando com a doença controlada por medicamentos há 3 anos?


Você pode engravidar sem maiores problemas, caso seja acompanhada não apenas pelo ginecologista, mas também pelo endocrinologista. Isso é necessário porque a Tireoidite de Hashimoto é uma doença autoimune que pode ficar mais intensa nas ocasiões de maior estresse, como a gravidez.


2 – É preciso aumentar a dose do remédio para controlar o hipotireoidismo de quanto em quanto tempo?


O efeito do remédio para hipotireoidismo dura 21 dias. Depois desse prazo, é possível mudar a dosagem.


3 – Estou com nódulo de tireoide. É preocupante? Qual a diferença de cisto?


Os nódulos de tireoide têm aumentado nos últimos anos no Brasil e no mundo pela ação da insulina alta, aumento de peso, irradiações, agrotóxicos e outros fatores. Sabe-se que 60% das pessoas têm nódulos na tireoide, mas cerca de 95% deles são benignos. Os cistos, por sua vez, são 100% benignos, pois são como bolinhas de água.






Prefiro discar:

Whatsapp Dra. Maithê: (11) 94542-8600


152 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page